10 dicas para uma (d)Epilação Perfeita
- Orquídea Beauty & Nails (Helena Colaço)
- 12 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

A depilação é um dos tratamentos mais requisitados às profissionais desta área, visto que os "pêlos" não são esteticamente bonitos!
Mesmo assim, não é só colocar a cera e arrancar, o cliente tem que ter cuidados especiais, se quer que a depilação dure e não cause danos à sua pele, nem a sua saúde!
Banho
Tomar um banho antes de se depilar ajuda a reduzir todo o desconforto que a depilação provoca. Dez minutos em contacto com a água quente é suficiente para relaxar os folículos dos pêlos e amaciar a pele. Dependendo do método que você escolher, é possível depilar no banho mesmo.
Esfoliação
A esfoliação deixa a pele macia e ainda ajuda a prevenir os pelos encravados. Com a fricção da esfoliação, as células mortas são removidas facilitando assim o nascimento de pêlos mais finos. A esfoliação é indicada para todos os métodos de depilação.
Manchas
Para acalmar a pele depois de depilar, é essencial usar um bom hidratante sem álcool. Os hidratantes com álcool irritam a pele, provocam alergias e podem até manchar o local que foi depilado. Ao contrário do que muita gente pensa, o hidratante não entope os poros e pode ser usado logo após a depilação.
Depilação cavada
A depilação cavada é a preferida das mulheres brasileiras, mas é preciso ter alguns cuidados especiais, pois depilar tudo tira a proteção das partes íntimas contra fungos e bactérias.
É essencial evitar a depilação com cera ou lâmina que já foi utilizada. Por ser uma região sensível, se o material estiver contaminado pode transmitir doenças graves como HPV, herpes e hepatites.
Depilação segura
Para evitar infecções e cortes, não depile quando o local tiver qualquer tipo de lesão. A pele precisa estar íntegra e sem fissuras.
Cuidado especial com a lâmina
Quem escolhe usar a lâmina deve ter o cuidado de sempre usar uma nova, pois às cegas cortam a pele com facilidade. Outra dica é nunca passar a lâmina na pele seca. Você pode usar um gel pré-depilatório ou mesmo um creme de barbear masculino.
Escolha a lâmina ideal
A dica é sempre escolher o aparelho de barbear que tenha três lâminas, assim o movimento será rente.
Aparelhos eléctricos
Os aparelhos eléctricos são seguros e práticos e podem ser usados no dia a dia. Em geral, eles removem os pelos pela raiz, por isso a depilação dura bastante tempo.
Atenção às alergias
Os cremes depilatórios são grandes vilões para quem sofre com alergias e irritações. A dica é sempre fazer um teste em uma pequena área do braço e só depois depilar o restante do corpo. Outra dica é nunca deixar o produto na pele por mais tempo que o indicado na embalagem.
Sol
Depois da depilação é essencial evitar a exposição ao sol, principalmente no caso da definitiva, causa irritações graves na pele e dessas irritações, podem vir pêlos encravados e problemas de saúde mais graves no futuro.
