O Bom de Bem Dormir Parte 2
- Helena Colaço
- 28 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Comer bem para dormir melhor
Nós, portugueses, temos muita dificuldade em ter um sono tranquilo, o que acaba por se reflectir nos índices elevados de ansiedade e de stress diários. No entanto, segundo a nutricionista Alexandra Bento, «um truque simples para conseguir ter um sono mais descansado, passa por escolher os alimentos certos. Assim, a ingestão de alimentos como as leguminosas, em que se incluem os feijões (o preto, o encarnado, o manteiga, o frade), por exemplo, além de grão-de-bico ou ervilhas, pode evitar uma noite mal dormida», diz.
Estes alimentos contêm uma grande quantidade de triptofano, um aminoácido essencial que auxilia o sono de forma natural, «funcionando deste modo como um remédio caseiro para as insónias, e o seu efeito pode aumentar se forem integrados em refeições com hidratos de carbono, como as massas ou o arroz. Na verdade, esta combinação favorece os níveis de serotonina e melatonina, substâncias indutoras do sono», indica a nutricionista.
«Apesar de pequenas, as leguminosas têm propriedades nutritivas que podem melhorar o pesadelo das insónias e da sonolência diurna, pois são ricas em ácido fólico, essencial para o funcionamento do sistema nervoso, têm sais minerais, que melhoram a duração e a qualidade do descanso, e oferecem vitamina B1 (tiamina), capaz de combater a ansiedade e deixar o corpo mais relaxado», conclui Alexandra Bento.

Corpo são em mente sã
Algumas técnicas de consciência, quando ensinadas por profissionais experientes, podem ser aprendidas e adoptadas por todos. Enquanto há uma motivação para a mudança, os métodos de consciência são fáceis de adquirir. Estas práticas podem manter-nos saudáveis, não só durante o dia, mas também durante o sono. Embora haja uma grande variedade de práticas de atenção e de consciência, o método simples da meditação sentada chamado "shamatha" é uma das práticas mais eficazes que existem.
Os efeitos positivos da meditação são de longo alcance, esta ajuda-nos a pensar e a sentir-nos melhor, dormir melhor e, de uma forma geral, melhora a saúde e o bem-estar. Para além da meditação, existem outros cuidados e procedimentos alternativos que podem melhorar a qualidade de vida e do sono, tais como a acupuntura, a fitoterapia, a fototerapia e o ioga. Estas técnicas estão a surgir como a chave para equilibrar o corpo e a mente, trazendo saúde e felicidade.
Descobrir aquilo que verdadeiramente amamos, praticar actividades das quais desfrutamos, interagir com amigos e rir com eles são fontes reais de felicidade. Se encontrarmos a chave para a nossa felicidade pessoal, temos a chave para uma boa saúde e uma mente sã. Tendo a qualidade do nosso sono como um indicador, podemos começar a observar e a desvendar o que realmente nos mantém felizes.
