Inverno tem a roupa excessiva, chocolate quente, mas também alguns problemas... como evitá-los?
- Orquídea Beauty & Nails (Helena Colaço
- 6 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Como primeiro post na nossa secção de "truques e dicas", vamos falar um pouco de alguns pontos a reforçar na nossa rotina quando chega o Inverno, para evitar alguns "problemas" que podem não ser graves, mas incomodar-nos. De qualquer maneira, não deixa de ser importante, caso o problema persista, a ida ao médico de família!
Algumas doenças já começam a ser conhecidas estando associadas a estação do frio, muitas pessoas já sabem como evitar e como prevenir:
Sintomas de doenças comuns durante as temperaturas mais baixas:
Resfriado: coriza e espirro
Gripe: espirro, coriza, febre, mal estar e dor no corpo
Sinusite: tosse, nariz entupido e catarro amarelado
Otite: dor no ouvido
Faringite: dor, irritação e coceira na região da faringe
Laringite: dor de garganta
Amidalite: coriza, dor de garganta e febre
Bronquite: tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar
Bronquiolite: gripe que deixa a pesssoa cansada e ofegante
Pneumonia: febre e tosse
Outras doenças, que muitas vezes nem são referidas, mas são muito comuns na época fria, e que se manifestam pelo nosso precioso orgão Pele :)
O tempo frio traz aquela vontade por banhos quentes e demorados, e influência a redução da quantidade de água ingerida ao longo do dia.
A pele possui uma oleosidade natural que ajuda a impedir a penetração de bactérias, fungos, vírus e poluentes do ar. Durante o inverno, há menor sudorese e redução na ativação das células que produzem o manto hidrolipídico, uma das das camadas de proteção da pele. Fatores como esses somados ao hábitos de banhos quentes e demorados, e pouca ingestão de água ao longo do dia, reduzem a proteção natural da pele, comprometem sua hidratação e a tornam mais suscetível à irritações e doenças.
A Dermatite Atópica pode ser provocada ou, como mais comum, ter predisposição genética, ou seja, herança dos nossos antepassados ou até dos nossos pais! Mas a falta de hidratação da pele (beber água e colocar um creme apropriado para a sua pele), sistema imunologico comprometido, stress, os banhos quentes deliciosos do inverno ;P entre outros, pode desencadear esta doença.
Como esta, pode aparecer os Eczemas, as outras variações de Dermatite, como a seborreica, e a Psoríase!
E, não menos importante, pois são bastante irritantes :( , as Frieiras.
"Pioram no inverno, são incomodativas e duram habitualmente uma a três semanas melhorando quando a temperatura ambiente aquece podendo reaparecer durante anos. Existem fatores de risco para as frieiras mas também tratamentos eficazes. Saiba a partir de que momento deve procurar ajuda médica especializada."
Doutor João Maia e Silva Professor na Faculdade de Medicina de Lisboa Médico Dermatologista na CUF Descobertas
Muito creme, evitar o quente excessivo e o gelado frio, usar luvas que não provoquem irritações na pele, e mulheres, redobrar os cuidados pois diz-se que tem tendencia a aparecere mais do que nos homens. O baixo peso, pelo menos 20% abaixo do adequado para a sua altura, a má circulação e o local de residência são fatores de aparecimento das frieiras. Se os sintomas persistirem ou piorarem em duas semanas, não se esqueça do seu médico e não se auto-medique!
Todas as estéticistas formadas profissionalmente e certificadas, estão habilitadas para diagnosticar problemas de pele e encaminhar para um especialista, em caso de dúvidas, procure uma!
Orquídea Beauty & Nails
Embeleze a sua vida!
